Para que serve o PCM - Programação e Controle de Manutenção? -
246
post-template-default,single,single-post,postid-246,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.6,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive
 

Para que serve o PCM – Programação e Controle de Manutenção?

Elétron Soluções - NR 12 - Técnico em Segurança do Trabalho - Brasília - DF

Para que serve o PCM – Programação e Controle de Manutenção?

OPCM – Planejamento e Controle da Manutenção é o núcleo estratégico do setor de manutenção, responsável por traçar estratégias que possam garantir a disponibilidade e confiabilidade dos ativos e dessa forma, fazer com que os processos de produção sejam cada vez mais produtivos e lucrativos.A missão do setor de PCM Planejamento e Controle da Manutenção é planejar atividade de manutenção, programar a sua execução, medir tudo o que foi feito e analisar se o que foi feito foi realizado da forma mais produtiva possível e onde existem possível lacunas para melhorias.

Você sabia que executar manutenções sem um planejamento gera até 65% de perda de tempo? Das 8h de trabalho, apenas 2,8h são realmente aproveitadas. Por isso, o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) é tão relevante na organização da gestão da manutenção.

A manutenção é como um sistema integrado com objetivos, estratégias e processos que precisam ser planejados, projetados e controlados usando estatísticas e técnicas de otimização.

Fazer o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) permite que os responsáveis pela decisão considerem a manutenção como um fornecedor de vantagem competitiva, não um mal necessário. O PCM deve ser considerado como um aliado da gestão. 

 

Tipos de Manutenção

 

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva acontece quando, por algum motivo, um equipamento perdeu ou diminuiu sua capacidade produtiva, ou seja, ela acontece mediante algum indício de falha com a finalidade de recuperar suas características originais de trabalho.

Manutenção Preventiva

Manutenção preventiva é a manutenção realizada regularmente em uma peça de equipamento para diminuir a probabilidade de falha. É realizado enquanto o equipamento ainda está funcionando para não quebrar inesperadamente, ou seja, não esperamos a falha para realiza-la. Em termos de complexidade dessa estratégia de manutenção, ela se situa entre a manutenção reativa (ou a falha) e a manutenção preditiva.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é uma técnica que utiliza ferramentas e técnicas de monitoramento de condições para rastrear o desempenho do equipamento durante a operação normal para detectar possíveis defeitos e corrigi-los antes que resultem em falha.