Necessidade de treinamento em NR 10 -
237
post-template-default,single,single-post,postid-237,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.6,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive
 

Necessidade de treinamento em NR 10

Necessidade de treinamento em NR 10

NR -10 é a Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem nas instalações e serviços com eletricidade. A primeira publicação da norma foi em junho de 1978, aprimoramento e uma melhor qualificação dos profissionais por meio desta norma, alterações e atualizações foram feitas posteriormente, em 1983, 2004 e 2016. Ela foi criada com o intuito de garantir a segurança de profissionais que atuam direta ou indiretamente com eletricidade.

Esta norma regulamentadora abrange todas as fases da transformação de energia elétrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades: geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

A NR-10 é obrigatória para todos os profissionais que se envolvam com as atividades elétricas. Estes devem passar por um treinamento de 40 horas (para o curso básico), onde é apresentada a norma bem como suas características. A cada dois anos, no mínimo, esse profissional deverá passar por uma reciclagem, desta forma, o processo de conscientização dos riscos da eletricidade se tornará cíclico.

A Norma NR10 engloba as etapas da transformação da eletricidade e dos trabalhos realizados com a energia elétrica e também a geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações e quaisquer trabalhos executados próximos ao local.