24 fev Prevenção de incêndios, o que fazer?
Quando falamos de incêndio em residências e comércio é importante destacar que um dos principais fatores que contribuem para que ocorra o incêndio são as falhas nas instalações elétricas, que muitas vezes são provocados por falta de manutenção e dimensionamento errado dos circuitos elétricos.
Nos prédios antigos é muito comum observarmos que, com a evolução natural da indústria e do comércio, as pessoas/moradoras aumentaram o uso de eletrodomésticos e novos equipamentos tecnológicos em suas residências. Porém, a instalação elétrica inicial continua a mesma e não é feita uma análise da fiação dos dispositivos de proteção, como os disjuntores acionados.
Com o transcorrer dos anos a fiação elétrica que foi dimensionada para um grupo de eletrodomésticos e eletrônicos passa a suportar três vezes do que a instalação elétrica suporta, provocando uma sobrecarga nas instalações e resultando em curto circuitos.
Outra situação que ocorre é o fato dos disjuntores, que foram feito para proteger as instalações elétricas, começarem a desarmar por excesso de carga elétrica, e serem substituídos por outros disjuntores, sem o cuidado de troca da fiação. Assim, como a fiação permanece a mesma, haverá um aquecimento da capa de isolamento do fio, quando houver a sobrecarga e o disjuntor NÃO irá desarmar. E com isso, será provocado um curto circuito que pode levar um incêndio elétrico.
No caso dos ar condicionados, tenha o cuidado em sua instalação, pois ele não deve ser ligado em uma tomada comum da sala, do quarto ou de de qualquer outro cômodo da residência ou do comércio. A tomada adequada para ligar o aparelho deve estar dimensionada de forma correta para o ar condicionado que deseja instalar. A falta de dimensionamento elétrico e de tomada adequada ao aparelho pode levar a um incêndio.
O fato é que, quando o ar condicionado é instalado em uma tomada de uso geral, sobrecarrega a instalação elétrica. Principalmente se essa instalação não foi dimensionada para a carga extra de um ar condicionado.
O mesmo ocorre na instalação de chuveiros elétricos, com potência alta. Também em aparelhos ligados em excesso nos benjamins e réguas de energia, que ficam com super aquecimento da sobrecarga de aparelhos ligados a eles.
Diante do exposto, é importante que você fique muito atento quando contratar um profissional! Esses pequenos detalhes, que na realidade são grandes “detalhes”, podem prevenir um problema e até mesmo uma tragédia.
Procure profissionais habilitados! Faça manutenção preventiva em sua residência, prédio, indústria… Realizando aperto periódico dos quadros elétricos, verificando suas instalações elétricas através de um laudo de TERMOGRAFIA e adequando a dimensão de suas instalações a sua necessidade atual e futura.
O laudo termográfico e a manutenção preventiva periódica, quando feitos por um profissional qualificado, são atestados essenciais para proteção do seu patrimônio.